AQUAMAT – Associação dos Aquicultores de Mato Grosso

A AQUAMAT (Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso), representa mais de 300 empresários do setor aquícola e concentra 80% da produção de peixes do Estado.

Abertura do AGRO MT

atualizado em

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (09.07), a abertura oficial do AgroMT 2018, aqui no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. A solenidade contou com a presença do atual ministro da agricultura Blairo Maggi, acompanhado do Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá Jorge Pires de Miranda.

 

Reunidos no mesmo local, compondo o dispositivo, estavam presentes as autoridades como: o deputado Wilson Santos, Guilherme Nolasco presidente da Imac (Instituto Mato-grossense da Carne), Mario Candia em nome da Nelore, Normando Cural presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), Marco Túlio Duarte Soares presidente da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Antônio Galvan presidente da Aprojosa, Adilton Sachetti também deputado, o Senador Cidinho Santos e Daniel Melo presidente da Aquamat (Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso).

 

Durante a conferência o nosso presidente Jorge Pires, falou do histórico do Sindicato Rural, em atuações no planejamento de ações como esta do AgroMT. E como presidente, tomou partido para que pudesse realizar a interlocuções das ações na baixada cuiabana, para o setor agropecuário. “Tradicionalmente eram realizados cursos de capacitações e também a grande Expoagro, que este ano chegaria a sua 54º edição, sendo uma das mais antigas do estado de Mato Grosso”.  Sobre o AgroMT, o presidente disse que a realização da feira vem com a ideia de transformar Cuiabá na capital do agronegócio no Brasil. “Nós somos os detentores do maior rebanho bovino brasileiro, e também da maior produtividade de grãos do país”.

 

O ministro Blairo Maggi, breve em suas palavras, agradeceu aos companheiros presentes no palco e falou sobre o momento em que o setor da agricultura e da pecuária passam. “O Brasil há 40 ou 50 anos atrás, era um país grande em importar alimentos, e nós com o passar do tempo, saímos do status de importadores para exportadores de alimentos. A partir da década de 70 o governo brasileiro trouxe a ideia e implementou na prática a criação da Embrapa, com o desejo de transformar o Brasil em um grande produtor de alimentos”. Disse. Maggi ainda completou dizendo que o país hoje é o quarto maior produtor de alimentos do mundo, isso a partir do desenvolvimento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

 

Blairo aproveitou a oportunidade e parabenizou ao nosso presidente pela a decisão de fazer um novo conceito de parque e o desejou sucesso na implantação da feira, e que possa fazer com que Mato Grosso continue liderando esse processo no Brasil, de uma agricultura moderna e competitiva. Disse também, que vem investindo no estado que mais produz, desde a vacinação da febre aftosa ao repasse de recursos como por exemplo, do Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado Mato Grosso). Relatou que é necessário, a capacitação dos colaboradores, para que os mesmos consigam extrair o máximo que o maquinário proporciona.

 

O AgroMT acontece de 09 a 12 de julho, aqui no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. A feira técnica ainda tratará de assuntos como a piscicultura, olericultura, fruticultura, energia solar, tecnologia no agro, além de destacar o futuro do agronegócio no estado. Será possível conferir também, em uma palestra, a discussão sobre a evolução da agricultura, com o ex-ministro Alysson Paulinelli. Para conferir toda a nossa programação, acesse agromt.org.br ou venham nos fazer uma visita, estamos de portas abertas.

Compartilhar

 

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AQUAMAT.

 

Colabore com a atividade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do setor aquícola.