AQUAMAT – Associação dos Aquicultores de Mato Grosso

A AQUAMAT (Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso), representa mais de 300 empresários do setor aquícola e concentra 80% da produção de peixes do Estado.

AQUAMAT na Estrada promoverá evento sobre piscicultura em Barra do Garças

atualizado em

Através de articulação dos organizadores da Agrotec Show, Barra do Garças foi incluída na lista da AQUAMAT como polo de piscicultura.

Barra do Garças será contemplada com uma manhã de palestras pela passagem do projeto Aquamat na Estrada 2018 no município. O evento voltado ao incentivo à piscicultura faz um circuito em cidades do Mato Grosso e teve sua estreia em Rondonópolis, há duas semanas atrás. Em Barra, piscicultores devem se reunir, no dia 24 de novembro, a partir das 8h, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias.

 

A inclusão de Barra do Garças ao Aquamat na Estrada foi articulada pelos organizadores da Agrotec Show. O evento ocorreu em março de 2018 no município e se estruturou como uma feira de exposição e negócios agropecuários. Segundo o gestor em Negócios da GM&F Jhonatam Matos, vice-presidente da empresa MorumbiAgro e um dos organizadores da Agrotec, o grupo acredita na piscicultura como meio gerador de emprego e renda para a região do Araguaia.

 

“É de fundamental importância desenvolver a piscicultura em Barra do Garças, uma vez que nós temos rios importantes, como o Araguaia e o Garças, temos até um abatedouro”, destaca. De acordo com Jhonatam, essas qualidades configuram o município como polo regional na atividade.

 

“Temos várias linhas de créditos nas instituições financeiras a disposições dos pequenos, médios e até grandes produtores, sobretudo da agricultura familiar, para desenvolver essas atividades”, conclui.

 

A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Aqüicultura e Pesca, apoia o evento. De acordo com o secretário Paulo Henrique Borges, o Aquamat vem a fortalecer a pesca na região e vai ao encontro da política empenhada pelo município em qualificar o pequeno produtor da piscicultura.

 

“Esse evento vai agregar valores, qualificar, informar, levar conhecimento aos produtores de Barra do Garças e aos nove municípios da região, que compõem o consórcio Portal do Araguaia”, afirma.

 

Paulo Henrique destaca que Barra do Garças tem trabalhado para resgatar a piscicultura na região, enfraquecida ao longo dos anos por falta de incentivo. Ele lembra que em junho, a prefeitura realizou o 1º Fórum Intermunicipal de Piscicultura, que promoveu palestras em diversas áreas. “Começamos a despertar essa atividade.”

 

Ainda segundo o secretário, o objetivo é fazer com que o mercado de pescado da região seja abastecido com o peixe que ela mesma produz. Atualmente, a produção local é tímida e mercadoria vem de outras cidades.

 

Fonte: Semana 7

Compartilhar

 

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AQUAMAT.

 

Colabore com a atividade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do setor aquícola.