AQUAMAT – Associação dos Aquicultores de Mato Grosso

A AQUAMAT (Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso), representa mais de 300 empresários do setor aquícola e concentra 80% da produção de peixes do Estado.

Embrapa Pesca e Aquicultura iniciam os trabalhos do projeto BRS Aqua

atualizado em

Ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto o Curso de manejo genético e reprodutivo de tambaqui oferecido pela Embrapa Pesca e Aquicultura de Palmas/TO. O objetivo do curso foi capacitar os produtores afim de compreender a importância do manejo genético e reprodutivo de tambaqui e realizar a identificação eletrônica do plantel de reprodutores.

 

Foram dois dias de trabalho, sendo aplicado a teoria no 1º dia e realizando aula prática no 2º dia. A aula teórica foi ministrada no auditório da sede do Sebrae/MT e a aula prática na Lufada Piscicultura. Além da disseminação de conhecimentos realizada ao longo do curso, houve também a explanação do Projeto BRS Aqua.

 

O BRS Aqua compreende diferentes particularidades de quatro cadeias da aquicultura: a tilápia, principal espécie de peixe produzida no País; o tambaqui, um dos peixes nativos com enorme potencial de evolução, pois é a espécie nativa mais produzida no País; o bijupirá, espécie marinha com grande potencial de expansão no mercado; e o camarão marinho.

 

Conta como principal financiador o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Financiam também, além do BNDES, a Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca (Seap), ligada à Presidência da República, e a própria Embrapa. A pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) Lícia Lundstedt lidera o BRS Aqua.

 

Na primeira quinzena de dezembro de 2018, as pesquisadoras da Embrapa que estão acompanhando as propriedades referências em MT retornaram às propriedades para realizar novo acompanhamento e analise dos implantes feitos neste manejo, servindo também de base de dados para o projeto BRS Aqua.

Compartilhar

 

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AQUAMAT.

 

Colabore com a atividade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do setor aquícola.