AQUAMAT – Associação dos Aquicultores de Mato Grosso

A AQUAMAT (Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso), representa mais de 300 empresários do setor aquícola e concentra 80% da produção de peixes do Estado.

Mulheres na aquicultura!

atualizado em

Foi-se o tempo em que a aquicultura era uma prática predominantemente masculina e, encontrar mulheres em atividades ou mesmo eventos do setor era raríssimo. O cenário atual é outro. Embora a equidade de gênero e o empoderamento feminino não sejam uma realidade, a participação da mulher no “mundo aqua” cresce cada vez mais em empresas do ramo, instituições de ensino e de pesquisa, grupos produtivos informais e associações voltadas para a criação de peixes e camarões, principalmente.

 

Decidi investir na produção de peixes redondos em 1998. Iniciei esse trabalho há 20 anos, numa época em que não havia o mesmo estímulo que existe atualmente para se entrar na atividade. Hoje vejo que há muitas mulheres na piscicultura. Já sofri preconceito por ser mulher, principalmente depois que meu marido faleceu, há seis anos. Alguns comerciantes não queriam me pagar ou postergavam a dívida achando
que eu, por ser mulher, não cobraria ou que poderia pagar quando queriam. E muitos achavam que eu não ia continuar o negócio sem meu marido. Mas estou aqui e me orgulho do que faço. Também continuo estudando e estou sempre me atualizando. A mulher tem que se reciclar e não parar!”

Compartilhar

 

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da AQUAMAT.

 

Colabore com a atividade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do setor aquícola.