AQUAMAT – Associação dos Aquicultores de Mato Grosso

A AQUAMAT (Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso), representa mais de 300 empresários do setor aquícola e concentra 80% da produção de peixes do Estado.

Nossa história

Breve Histórico da Associação:

 

2001: Nesse ano muitos psicicultores que cultivam peixes híbridos em suas propriedades estavam sendo intimados e alguns até presos, já que nessa época a criação não era regularizada.

 

Tendo em vista esse cenário, alguns produtores solicitarão junto à ALMT uma solução para essas questões, alguns deputados se comprometeram em colaborar, foi convocada uma reunião com os demais produtores para promover a criação de uma associação para tratar de seus interesses, nessa reunião compareceram cerca de 150 pessoas. Nesse mesmo ano em 12 de Outubro de 2001 foi assinada a 1°(primeira) ata de criação da associação, mas devido à alguns fatores (políticos, internos) a criação não foi promulgada.

 

2005: Passados 4 anos após a primeira motivação de criação da associação, em 15 de fevereiro de 2005 foi reconhecido o estatuto da associação, com diversas finalidades, entre eles: promover cursos, debates à aquicultura no estado, estimular o desenvolvimento sustentável da aquicultura, entre outros.

 

2006: Em 04 de abril de 2006 foi promulgada a lei que dispões, define e disciplina a psicicultura no estado, a 8464. Os dirigentes da Aquamat nessa época trabalham em conjunto com os deputados da assembleia legislativa para regularizarem a atividade no estado, iniciou-se assim a estruturação da cadeia produtiva no estado.

Compartilhar

Colabore com a atividade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos do setor aquícola.